Castellana dos brasileiros Djalma Moreira e Bruno Canuto vencem série A2 do campeonato italiano

Escrito por Hansports

 Uma vitória sofrida, de virada, e por isso mesmo incrível, deu o título de campeão ao time do Castellana Grotte na final disputada ontem (14.05) na Itália pela série A2 do Campeonato italiano.

O time venceu o Monini Spoleto por 3×2 (parciais de 25×22,13×25, 23×25, 26×24 e 15×130, em 152 minutos de jogo), com atuação brilhante dos dois brasileiros e atletas Hansports: Djalma Moreira e Bruno Canuto. Djalma foi o maior pontuador da partida com 25 pontos, 63% deles de ataque; já Bruno fez 17 pontos, com 52% de aproveitamento na recepção (perfeita) , 59% de ataque e 4 bloqueios.

O jogo

Mais de 2 mil pessoas assistiram ao jogo na simpática cidade de Castellana Grotte, em Bari, quando o Castellana “ressurgiu das cinzas” e bateu o Spoleto. “Todos os elementos do Castellana conseguiram arrancar tudo o que precisavam para dominar o monstro e realizar um feito extraordinário”, descreveu a imprensa local.

No primeiro set, com erro de Morelli, o Castellana conseguiu fechar em 25×22. No set seguinte, não conseguiu conter o ataque do time adversário e sucumbiu por 13×25. O terceiro set ainda apontava vantagem para o Spoleto; o Castellana não superava o bloqueio do time e perdeu por 23×25.

A grande virada veio nos sets seguintes, com Djalma descrito como um “franco-atirador” do Castellana. Após vencer o quarto set por 26×24, o time explodiu em emoção e alegria ao finalizar o tie-break em 15×13

 

O Campeonato

O campeonato italiano da série A2 foi cheio de altos e baixos e muito apertado para o Castellana. Essa foi a primeira vez que nossos meninos, Djalma, de 24 anos e Bruno, de 26, disputaram na Europa e na Itália. Os dois se saíram muito bem:  Djalma foi o 2o. maior pontuador e o 2o. maior atacante do campeonato, enquanto Bruno ficou com a 2a. melhor recepção do campeonato todo.

As equipes classificadas do 1º ao 8º lugar passaram para a fase dos playoffs para a disputa de uma única vaga na série A1 2017/2018. Nos 5 confrontos com o Spoleto nas finais, o Castellana ganhou  três das cinco partidas e sagrou-se campeão, subindo honrosamente para a série A1.